segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Angra 1? Angra 2? Angra 3? AHMMM!?

Neste artigo falarei sobre as diferenças entre as usinas Angra (1,2,3). As usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 estão em funcionamento e Angra 3 está em construção. As usinas estão localizadas no Brasil, mais especificamente em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

Angra 1, o primeiro reator da usina brasileira entrou em operação no ano de 1985, sendo um reator PWR(referente ao post seguinte), opera com 657MW e tinha energia para suplir uma capital como Vitória ou Florianópolis, e foi criado por uma empresa americana conhecida como Westinghouse.O total de dinheiro gasto com essa usina chega a 1,468 bilhão reais, revelado conforme a Eletronuclear.


Já Angra 2, foi criada por uma união entre Brasil-Alemanha, o que gerou para o Brasil um desenvolvimento tecnológico próprio. Possui o modelo de reator alemão, Siemens/KWU, de categoria PWR com uma potencia de 1350MW, mais que o dobro de Angra 1, e agora podia gerar energia elétrica para 2 milhões de pessoas ou seja para a cidade como Curitiba. Angra 2, com seus 5,108 bilhões de reais gastos, passou disparado por Angra 1.


Angra 3, chegou a gastar mais ainda, cerca de 7,3 bilhões de reais, a construção foi paralisada no ano de 1986, e, só voltou as obras em julho de 2008. Ele ficou parado tanto tempo devido a regularizações ambientais. Terá capacidade de gerar até 3.782 MW tendo capacidade de sustentar um terço do Rio de Janeiro. Angra 3, será do tipo PWR, como o de Angra 2 Arena NP. A grande diferença de Angra 2 para Angra 3, é que Angra 3 usará a sala de controle digital, já a de Angra 2 continuara analógica. Angra 3 será erguida sobre rochas, por outro lado, Angra 2 foi erguida por estacas escavadas. As 3 usinas nucleares de Angra junto formaram uma potência de até 26milhões de MW por ano, o equivalente a Companhia Energética de Minas Gerais.
Caso aconteça algum acidente em Angra, algo que seja muito raro tem um Plano de Emergência Local, que afirma não acontecer nada a trabalhadores e moradores.



By:(Caroline Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário